Thursday, December 01, 2005

Poetas das Almas Limpas


É muito fácil localizar os poetas das almas limpas. Eles estão nas ruas, nos canteiros, nas praças, nas sarjetas e até no nosso imaginário. A grande dificuldade é querer encontrá-los. Na infância aprendemos a temer e fugir dessas figuras: o Mendigo, o Maluco, o Andante, o Zé pinguinha e o temível Homem do Saco que levava para sempre as crianças que deixassem sobrar comida no prato. Hoje, aceitamos facilmente a idéia de que eles já fazem parte da paisagem e, olhando pela janela do carro, temos a impressão de que só estão ali para acrescentar uma dose extra de crueldade na rotina casa-trabalho-casa.
Mas na realidade, além da sujeira e da miséria, eles também compartilham o desprezo e a ausência de políticas públicas que possam amenizar o seu sofrimento. Para se ter uma idéia, a maior conquista que os moradores de rua tiveram nos últimos tempos foi a denominação politicamente correta de sem-teto.
Sem-teto sim, mas sem almas nunca. O projeto Poetas das Almas Limpas mostra algo além da miséria, da falta de oportunidades e do alcoolismo que atinge mais de 80% dos moradores de rua em São Paulo. Esta é uma prova fotográfica de que é possível encontrar poesia nos cantos mais desprezados e esquecidos da cidade. Uma poesia simples e sincera que passa grande parte do tempo adormecida na alma genuinamente inquieta desses personagens, só esperando que alguém a desperte.
Exposição do fotógrafo Edison Russo reúne 19 retratos de moradores de rua de São Paulo
Paparazzi Galeria
Av. Pedroso de Moraes, 100
Fone: (11) 2139-0250
Dia/hora: De 28/11/05 a 20/01/06

1 Comments:

Blogger Claudio Rubiño said...

tenho orgulho de vc viu Shmah...
ta ficando cada vez mais bonito e escrevendo melhor (incluindo teus alvos)...
isso vale não só por esta postagem, mas por outras q não comentei ...
esse minino vai longe rs...
abração...

10:34 PM  

Post a Comment

<< Home