Tuesday, January 25, 2005

Saudade...



Se eu fosse alguém melhor eu teria aprendido ainda mais sobre a saudade, e projetaria melhor a prática de aproveitar cada minuto besta do lado das pessoas de me desapertam afeição. Se este último ano minha mãe tiver passado repousando numa nuvem bem fofa, então eu posso compartir a minha saudade com um repouso meu também, um alívio por ela. Claro, não foi assim, fácil e imediatamente, que compreendi ser aquela a hora certa dela ir, mas só depois que o tempo passa é que agradecemos a ação que ele provoca na gente, esse tempo de maturação. Não adianta, só muitos "dormires e acordares" nos tornam aptos a compreender e saber trabalhar nosso paladar que só sentia o amargo e azedo, nosso toque, que de grossas as mãos se tornam não se escapelam à aspereza e nem por isso perdem a doçura da carícia.

Se eu fosse alguém melhor eu teria aprendido melhor tudo isso...

Mas não... Os grossos volumes ainda não foram suficientes me fazer "tragar" minha própria ansiedade e perco muito por isso. O que já fiz e o que não fiz não foram suficientes para me fazer tratar a vida a partir de uma postura própria de quem se propõem a ensinar, pois nem para aprender eu tenho servido.

Mas não, não parei de buscar essas maneiras, o que digo trata-se de um reconhecimento de que o objetivo é algo vindouro e que como aluno ainda tenho muito dever de casa, só não quero fazer isso só, e não quero perder os queridos (nem na vida e nem para a morte), mas se perder, quero saber lidar melhor com isso, porque estou fazendo por onde aprender.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A vida nos ensina..
para uns de uma forma mais dolorida do que para outros, mas ensina..
Sabe como compartilho sua dor e te entendo perfeitamente.
bjs

12:43 AM  
Blogger Isma said...

Isso até me faz lembrar do “na vida a gente tem que entender que uns nascem para sofrer enquanto o outro ri”. Muitas vezes a vida esquece um pouco da brandura na hora de ensinar, mas é lógico que não acredito na estática do sofrimento. Viver é isso aí mesmo, hoje por exemplo, apesar de tudo tenho bons motivos para rir, e, sim, de fato estou rindo, pronto para chorar se for necessário.

1:44 PM  
Blogger Isma said...

Danilo, obrigado pelo comentário, como sempre fico lisonjeado com a sua participação, principalmente por trazer a sua síntese e me fazer orgulhoso... Obrigado sempre, quero ler mais textos seus, continue escrevendo seus protestos, quem ainda não conhece visite

http://cotidianoegocentrico.blogspot.com

Veja as críticas e critique... O Danilo agradece

1:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

Fico comovido com a sua extrema sensibilidade para a escrita. Eu gosto quando leio alguma coisa e fico sentindo algo diferente. E como o Danilo disse, as vezes a interpretação não é necessária.

2:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

Isma,
Não consigo conceber qual seja a dor de perder um ente querido, ou um grande amigo, a vida ainda não me pregou nenhuma dessas "peças". Me entristeço só em pensar em um dia não ter MEU ANJO (minha mãe) ao meu lado, por mais que pensemos que estamos preparados para os revéses da vida, nunca estamos ou estaremos.
Sei que não existem palavras de consolo que possam minimizar essa dor. Mas, espero do fundo do peito que as lembranças que tem de sua mãe sejam sempre as mais doces e lindas e que só lhe tragam alegrias.
Um grande abraço.
Everton.

2:16 PM  
Blogger Isma said...

E boas lembranças sim Everton, prevalecerá sempre a imagem dela querendo o melhor para mim, me ajudando tentando convencer meu pai quando eu não tinha autonomia suficiente, dividindo R$ 10,00 comigo... hehehe... Realmente tenho muito do que me orgulhar, as coisas tristes, como as outras, também me valeram, estou mais forte e corajoso, mas vou sempre me manter terno...

Obrigado amigo, você está no meu coração do lado dela

Isma

2:31 PM  

Post a Comment

<< Home