Monday, February 21, 2005

Homilia I


Havia quatro reis, cada qual pedindo uma coisa diferente: David, Asa, Yehoshaphat, chizkiyahu.
David disse: "Eu perseguirei meus inimigos e os derrotarei..." (Salmo 18:38). D'us disse a ele: "Eu isso farei". E assim está escrito: "David os açoitou desde o crepúsculo ao anoitecer do dia seguinte..." (Samuel I 30:17).
Asa se levantou e disse: "Eu não tenho forças para matá-los, em vez disso, eu os perseguirei, e Tu farás o que for necessário". D'us disse a ele: "Eu assim farei". E assim está escrito: "Asa os perseguiu... e os Kushim foram derrubados, pois foram destruídos perante D'us..." (Crônicas II 14:12).
Yehoshaphat se levantou e disse: "Eu não tenho força para matá-los ou persegui-los; em vez disso, eu cantarei, e Tu farás o que for necessário". D'us disse a ele: "Eu farei isso". E assim está escrito: "E quando eles começaram a cantar e a louvar, D'us preparou uma armadilha para os filhos de Ammon, Moav e Har Se'ir..." (Crônicas II 20:22).
Chizkiyahu se levantou e disse: "Eu não tenho força para matá-los, ou persegui-los, e nem mesmo para cantar; em vez disso dormirei em minha cama, e Tu farás o que for necessário". D'us disse a ele: "Eu assim farei". E assim está escrito: "E, naquela noite, um anjo de D'us apareceu e destruiu o acampamento de Ashur..." (Reis II 19:35).

Parece que o Midrash Eichá Rabá 4:15 lista os reis em ordem ascendente de grandeza, afinal, do ponto de vista espiritual, vencer os inimigos enquanto se dorme é, certamente, mais milagrosamente valioso do que vencê-los em uma batalha.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Tá empenhado no estudo das escrituras, hein !!!
Lembre-se de me avisar assim que tiver a confirmação do início das reuniões da SBE.
Abraços.
Tom.

9:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

Hummmm..meio complexo para uma pessoa leiga como eu..
bjs

Lindsay

7:40 PM  

Post a Comment

<< Home